FANDOM

Nord

Falado em:

Região

Andarta do Sul

Total de falantes

Desconhecido

Posição:

Desconhecida

Língua Oficial de:

Nord é o equivalente em Eucaris ao Árabe.

A língua de Nord (العربية, transl. ʿnordyahh’, é uma língua semita, parente próximo do Zârfir (caprya-andartica). A língua de Nord é o maior idioma da família linguística semita, sendo falado por mais de (dados a completar) milhões de pessoas, como língua materna, é dada como a base de diversos dialetos e línguas menores como o Pârsi e o Iardi, além de ser uma língua litúrgica por ser o idioma no qual o Sífar o livro sagrado do Sifarísmo foi escrito.

O idioma de Nord foi responsável pelo empréstimo de diversas palavras a outros idiomas falados no mundo de Sifaras (local de predomínio do Sifarísmo), como o Kriyo (turco) de origem Kobbi.

A influência do idioma pode ser vista especialmente nos idiomas falados em torno da grande costa de Caprya, Andarta do Sul e Norte, como a língua Valêsa tanto devido à proximidade geográfica dos povos Sifaros quanto a sucessivas guerras e o forte comércio na região.

Por sua vez, o idioma de Nord tomou emprestadas palavras de diversos idiomas, como o Zârfir em seus primeiros séculos, o Kriyo no período medieval, e diversos idiomas derivados do Homérico Antigo, no período atual. Assim como ocorre com maioria das outras línguas semitas, o sistema de escrita nord é grafado da direita para a esquerda.

Também no FANDOM

Wiki aleatória